Como Sentar Corretamente?

Hoje vamos falar sobre postura sentada! Como se sentar corretamente!

Nós passamos grande parte do nosso dia na postura sentada, no trabalho, no carro, jogados no sofá, no transito e como não dá para mudar muito essa realidade, então temos que cuidar dessa postura sentada.

Então… Vamos compreender como funciona a biomecânica da coluna.

Só existe uma biomecânica na coluna estática, com as curvas fisiológicas, que são a lordose cervical, a cifose torácica e a lordose lombar, essas curvas devem ser preservadas em qualquer situação, na postura em pé, na postura sentada e até na postura deitada.

Quando nós sentamos escorregando, nós fazemos uma inversão das curvas da coluna, gerando um stress muito grande em todas estruturas que passam atrás, nos ligamentos, capsulas, músculos e discos intervertebrais, sentamos em cima do sacro que é esse osso triangular que faz parte da coluna, o correto seria nos apoiarmos nos ísquios, que são as estruturas de base, como se fossem os calcanhares da coluna. São os ossos da pelve, eles precisam estar apoiados na postura sentada, diminuindo todos o stress causado pela inversão das curvas.

Quando você se senta escorregando na cadeira, em uma postura relaxada, o que acontece com suas curvas fisiológicas é que elas ficam invertidas, o ideal seria que os apoios dos ísquios, estivessem bem próximos ao encosto da cadeira devolvendo as curvaturas fisiológicas da sua coluna.
Se você acha necessário, um pouco mais confortável, você pode usar um pequeno travesseiro ou almofada para melhorar o apoio da sua coluna lombar, deixando as curvaturas fisiológicas e a musculatura um pouco mais relaxada.

Sentando da maneira correta com a postura correta você evita os desgastes desnecessários da sua coluna e portanto essa é mais uma dica para evitar dores na coluna!

Assista ao vídeo e veja na prática!