Aurélio Buarque de Holanda, no conhecido dicionário Aurélio, define sonho da seguinte maneira

 1 – Conjunto de ideias e de imagens que se apresentam ao espírito durante o sono.

2 – Utopia; imaginação sem fundamento; fantasia; devaneio; ilusão; felicidade; que dura pouco; esperanças vãs; ideias quiméricas

 Por outro lado, Fernando Pessoa, o grande escritor português diz em uma de suas obras que “O homem é do tamanho do seu sonho”.

Analisando a definição de Aurélio e a frase de Pessoa, podemos chegar  uma conclusão um tanto quanto confusa, afinal se o homem é do tamanho de seu sonho e sonhos não passam de fantasias e imaginações sem fundamentos, de que tamanho é um homem que sonha?

Claro que tal análise trata-se de uma provocação,  mas o tema requer atenção e reflexão.

Todos nós sabemos o que são sonhos, independente do que diga o dicionário. Talvez defini-los seja uma tarefa um pouco mais complicada mas acho que dificilmente exista na face da terra alguém que nunca tenha sonhado.

Os sonhos, e aqui não me refiro ao sonho noturno, são fundamentais na vida humana, afinal alimentam nossa alma e nos ajudam a ter esperança.

Nossos sonhos criam nosso futuro.

Acontece que muitos de nós, mantemos os sonhos apenas no nível imaginário, deixando dessa forma de transformá-los em realidade.

Sonhar com aquela viagem, com a casa própria, com o carro novo é muito bom, mas quando não tomamos uma atitude e não partimos para ação eles sempre ficarão distantes e inalcançáveis, como naquela cena de um coelho correndo atrás de uma cenoura pendurada a uma vara que está amarrada ao próprio coelho a qual ele jamais morderá.

A primeira coisa a se fazer para alcançar um sonho é transformá-lo em uma meta.

Isso mesmo, uma meta!

Uma meta nada mais é que um sonho com data para acontecer e aí está o grande segredo.

Quando colocamos uma data as coisas começam a tomar forma e o sonho passa a se tornar real.

A primeira dica é definir uma meta alcançável e realista e para isso é importante uma boa reflexão.

Por exemplo uma pessoa que recebe uma salário de R$3.000 por mês e seu sonho é comprar uma BMW colocar uma meta de realizá-lo em 6 meses é um tanto quando irreal, porém essa meta é totalmente alcançável se essa pessoa definir um prazo de 5 ou 10 anos para atingi-lo.

Parece distante? Faça uma breve reflexão sobre algo que você poderia ter hoje se há dez anos (olhando pra trás parece que passou tão rápido, não é?!) você tivesse começado!

A segunda dica é definir a data  e já se imaginar como seria quando chegar esse dia, qual o sentimento que terá e como será esse grande dia.

Voltando ao exemplo do carro, podia ser assim, quero em 1 de dezembro de 2022 comprar minha BMW. Eu vou buscá-la na concessionária sozinho e depois vou passar na casa do fulano, ou fazer uma surpresa pra minha mulher e tal…Isso mesmo faça esse exercício, sinta a sensação de ter seu sonho realizado, sinta como será bom.

Esse sentimento é muito importante e você poderá acessá-lo sempre que por algum motivo algo lhe desanimar na busca para sua meta.

A terceira e última dica, é criar pontos de checagem, ou submetas para conseguir aferir ao longo do caminho como você está.

Marque em um caderno pequenos passos, que somados a outros passos lhe farão chegar mais perto de sua meta, de seu sonho.

Como no exemplo do carro poderíamos colocar como uma submeta economizar ao fim do 1o. mês R$1500 ou mesmo buscar uma outra fonte de renda para juntar mais depressa o montante ou talvez quebrar o cartão de credito para ajudar a economizar.

Veja que as formas são muitas e depende apenas da SUA vontade e disciplina para começar e colocar em prática.

Pode parecer um pouco complexo ou até difícil mas se você não tentar jamais vai conseguir. E é exatamente essa é a diferença dos que vencem e chegam lá, um dia eles resolveram sair da inércia e agir.

Comece hoje e faça algo por você no qual você mesmo será grato daqui um tempo.

Assuma o controle, você não se arrependerá!

MARCELO ANDRIOLI é Engenheiro Civil com 10 anos de atividade no ramo corporativo e Professional Coach membro da Sociedade Latino America de Coaching,  idealizador do Mente Atitude Coaching e do Blog É DISSO QUE EU TO FALANDO